“O resultado é consequência da execução”: 6 dicas de Helinho Garcia para inspirar times vencedores

São Paulo, maio de 2024 – “Disciplina gera disciplina. Comprometimento gera comprometimento. Gentileza gera gentileza”. Esse é um dos mantras de Helinho Garcia, ex-jogador de basquete e técnico multicampeão do Sesi Franca Basquete.

Em palestra para os colaboradores da CloudWalk, o treinador falou sobre o poder das pessoas, a importância da disciplina e o valor do trabalho duro em equipes de alto impacto. “O resultado é consequência da execução. Se você trabalhou para conquistar algo, acredite nele até o fim.”

Abaixo, confira alguns de seus principais insights para os colaboradores da fintech:

Compromisso com a vitória
A jornada de Helinho Garcia, técnico do Sesi Franca Basquete, é uma história de determinação e persistência. Desde os primeiros dias superando desafios físicos e treinando incansavelmente, até momentos marcantes nos Estados Unidos, onde a disciplina se tornou uma base fundamental de sua carreira. “Temos que estar abertos às oportunidades e buscar o melhor para nós mesmos." Para Helinho, a vitória deve estar sempre no foco, mas ela é a consequência de uma série de compromissos estabelecidos para se chegar ao objetivo final.

Desafios e superação
A infância de Helinho foi marcada por desafios no esporte. Ainda jovem, ele enfrentou dificuldades físicas, mas com a orientação de seu pai, adotou uma rotina de treinamento rigorosa. Helinho contou que seu pai criou uma quadra para que ele treinasse e que ele tinha muita dificuldade em acertar as bolas na cesta. Anos mais tarde, revelou que a cesta, na realidade, tinha um aro menor do que o padrão, justamente para ele se tornar ainda mais preciso nos arremessos. Nos Estados Unidos, a disciplina intensa nos treinos moldou seu caráter e resiliência, ensinando a importância do respeito e atenção aos detalhes. Sua experiência lá foi transformadora, culminando em um retorno triunfal ao Brasil, onde sua carreira decolou.

Valorização do trabalho em equipe
Helinho acredita firmemente no poder das equipes. Seu mantra, “equipes fazem a diferença”, é evidente em sua abordagem, na qual enfatiza a ética, moral e o bem comum acima dos interesses individuais. "Temos sempre de pensar em nós antes de pensar na gente mesmo. Muitas vezes tive jogadores que abriram mão de finalizar uma jogada porque sabiam que o companheiro estava num dia melhor. O outro ganharia mais destaque, mas o time no final iria ganhar". Ele destaca a importância de estar sempre preparado e disposto a acreditar na equipe, criando um ambiente em que todos são valorizados e têm a oportunidade de crescer.

O poder dos pequenos gestos
Para Helinho, “o detalhe importa”. Certa vez, ele participou de uma partida num campeonato mundial contra o Phoenix Suns, time de Steve Kerr, hoje um dos técnicos mais vitoriosos da NBA. Ao final da partida, ele queria trocar a camiseta para ter de lembrança. Kerr teria mais um compromisso e não podia trocar a camisa naquele momento. Então Helinho pediu a meia. Anos mais tarde, quando estava se preparando para tornar-se técnico, Helinho reencontrou Kerr nos Estados Unidos, ocupando o post de técnico do Golden State Warriors, na época o melhor time de basquete do mundo. Kerr o reconheceu como "o cara que pediu a meia" e o convidou a fazer uma imersão no Golden State, o que foi fundamental para o início da sua carreira. “Cada pequeno gesto, cada ato de gentileza, ressoa e cria um ambiente positivo”, afirma. Desde trocar camisetas (ou meias) com um técnico para manter uma lembrança, até momentos de apoio incondicional aos jogadores, ele entende que esses momentos moldam não apenas jornadas, mas vidas.

Crescimento e resiliência
Ser resiliente é uma lição que Helinho aprendeu bem cedo. Sua habilidade em superar obstáculos físicos e mentais não só o fortaleceu como atleta, mas também como técnico, em que ele aplica esses ensinamentos para motivar e inspirar seus jogadores. O balanço e a análise depois de uma vitória e de uma derrota é essencialmente o mesmo: mudar o que deu errado e melhorar o que deu certo. Isso ajuda a dar consistência mesmo em momentos em que as derrotas acabam vindo com mais frequência.

Legado e inspiração
“O maior legado foi não abrir mão dos valores que aprendi”. Helinho Garcia reforça como a integridade, o compromisso e a paixão são cruciais para o sucesso, não apenas no esporte, mas na vida. Ele continua a inspirar todos ao seu redor, mostrando que com comprometimento e união, todos os dias, equipes de alto impacto podem alcançar a grandeza.

Na CloudWalk, ensinamentos como os de Helinho Garcia fazem parte da mentalidade da empresa, uma das fintechs que mais cresce no Brasil e no mundo. Para fazer parte deste time, conheça as nossas vagas abertas. É só clicar no link abaixo:

Helio Garcia posa com o time da CloudWalk após sua palestra